Avançar para o conteúdo

Abraspet

GREVE DE 83

Lições do passado para as lutas de hoje

A retomada da RLAM como patrimônio do povo brasileiro é destaque em Audiência Pública, na Câmara de Salvador.

No dia 6 de julho – mesma data que marcou o início da greve, em 1983 -, uma Audiência Pública, com a participação central da Abraspet, convocada por iniciativa da vereadora Marta Rodrigues, vai rememorar os 40 anos desse marco do enfrentamento protagonizado pelos petroleiros. O evento será realizado às 9h, no Anexo do Poder Legislativo municipal (Mezanino do Edf. Bahia Center – Rua Ruy Barbosa,27, Centro).

A histórica e emblemática greve de 1983 que, em plena ditadura, paralisou a RLAM (Refinaria Landulpho Álves, de Mataripa) e a Replan (Refinaria de Paulínia), durante seis dias, foi decisiva no processo de redemocratização do Brasil que já estava em curso. Os ecos dessa resistência perduram até hoje. São lições das lutas dos trabalhadores que precisam ser sempre lembradas, por seus ensinamentos para os desafios de agora, em pleno ano de 2023.

Com a participação de lideranças dos trabalhadores que estiveram à frente da greve, o evento abordará a importância dessa mobilização do passado, no contexto em que ocorreu, mas será, também, uma oportunidade de apontar caminhos para uma das principais lutas de hoje que é a defesa da Petrobrás como patrimônio do povo brasileiro.

2 comentários em “GREVE DE 83”

  1. Herval Candido de Souza Filho

    Boa tarde,
    Por gentileza, corrigir o nome da RLAM: “A histórica e emblemática greve de 1983 que, em plena ditadura, paralisou a RLAM (Refinaria Landulpho Álves, de Mataripa)”. O correto é MATARIPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *