Avançar para o conteúdo

Abraspet

25 ANOS NA ESTRADA

Show de Nelson Rufino

Transmissão ao vivo, comemorou os 25 anos da Abraspet

O aniversário de 25 anos da Abraspet foi comemorado com muita animação na noite do sábado, 18 de setembro, em evento online que teve como principal atração um show de Nelson Rufino. O belo trabalho e o talento musical do compositor e cantor chegou ao público com um repertório que desfilou grandes sucessos do sambista, como “Todo Menino é um Rei”, “Vazio (Está Faltando Uma Coisa em Mim)”, “Sou de Arerê”, “Por Todos Os Santos” e “Viva Meu Povo”, só para citar algumas de suas músicas.

Diretamente do Clube dos Empregados da Petrobrás (Cepe), em Stella Maris, a transmissão pela internet foi impecável. Durante mais de duas horas um trabalho primoroso de som, luzes e câmeras, com animação e bom humor do apresentador Maurício Oliveira, levou às casas dos expectadores um belo show, movimentou os associados em suas casas e colocou muita gente pra dançar.
A noite foi também de sorteios para os associados e familiares, o que deu um gostinho a mais de comemoração. Teve prêmio inclusive para quem não é associado. Um sorteio especial foi feito no final do evento para este público que acompanhou a live.

Respeitando o protocolo
A pandemia ainda determina medidas de prevenção e segurança sanitárias, mas isso não tem impedido que a Abraspet dê continuidade às iniciativas de congraçamento e celebrações que sempre animaram os associados e a grande família Abraspet. Naturalmente foram feitas as devidas adaptações que o momento exige, por isso todas as atividades têm sido realizadas com transmissões ao vivo, pelo YouTube, através do canal Abraspet Associação.
O momento não foi só de celebração, houve também espaço para o registro das perdas irreparáveis que, ao longo de 2020 e 2021, a Covid-19 impôs à família Abraspet. Familiares, companheiros e companheiras de jornada, pessoas queridas, receberam homenagens num vídeo que lembrou as muitas vidas que a pandemia ceifou. Esse registro emocionou a todos no início da live de sábado.
A noite festiva complementou o marco dos 25 anos de fundação, que teve início na véspera, na manhã da sexta-feira, quando foi realizada uma missa na igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho (veja outra matéria aqui no site).

Missa com simbolismo especial marcou celebração dos 25 anos da Abraspet

A data de fundação é 19 de setembro, mas as comemorações, este ano, começaram na sexta-feira, dia 17, com uma missa celebrada na igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. E a escolha do local teve um simbolismo todo especial, por tratar-se de um templo que é referência no sincretismo religioso da Bahia com muita história de resistência do povo africano.
Em seu pronunciamento, durante a celebração, o presidente da Abraspet, Raimundo Lopes, fez questão de referir-se ao simbolismo da igreja, no Centro Histórico de Salvador, lembrando que a Associação encarna o mesmo espírito de luta, refletindo a resistência que os trabalhadores anistiados demonstraram nos anos de chumbo da ditadura militar.
Desejando que a força do movimento dos trabalhadores seja sempre maior frente às adversidades, o padre Rafael Muteba destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Abraspet, durante a celebração.
Com destaque para os cânticos ao som da batida inconfundível da tradição africana, com seus atabaques, a missa reuniu um número limitado presencial, mas contou com transmissão ao vivo pelo canal da Abraspet, no YouTube, atingindo um grande público online. O cuidado foi observado em atenção aos protocolos que ainda são exigidos por conta da pandemia.

Homenagens
Um momento especial na celebração foi a homenagem feita às associadas da Abraspet que já completaram 90 anos de vida. Cinco mulheres receberam placas alusivas à sua longevidade, marcando sua participação na entidade.
Houve também espaço para o registro das perdas irreparáveis que a Covid-19 impôs sobre a família Abraspet, ao longo de 2020 e 2021. Foram lembrados os nomes de companheiros, companheiras de jornada, além de familiares cujas vidas a pandemia ceifou. A memória dessas pessoas queridas foi lembrada durante a missa.
Veja também, aqui no site, a matéria sobre o show com Nelson Rufino, no sábado, dia 18, como parte da programação do aniversário de 25 anos da Abraspet.