Avançar para o conteúdo

Abraspet

Ato político rememora greve de 1983, em Campinas

O evento que anualmente a Abraspet realiza para rememorar a greve de 1983 será, dessa vez, promovido de forma conjunta com a Relute (Paulínia) e o Sindipetro-SP, no dia 8 de julho de 2023, das 9h às 14h, na sede do Sindipetro Campinas.

Para o evento, que terá formato de ato político, a Abraspet enviará uma delegação de 25 representantes, ente diretores e associados da entidade. Além de relembrar a histórica greve – a primeira no Sistema Petrobrás, em plena ditadura -, os petroleiros reforçarão denúncias sobre as sequelas da greve que perduram nos dias de hoje, em especial em relação aos processos de anistia inconclusos.

Além dos petroleiros, outras categorias, como os metalúrgicos, metroviários e outros, também aderiram ao movimento, mas foi contra os trabalhadores da Petrobrás, sobretudo, que a retaliação do governo recaiu com maior peso.

Foram demitidos 351 trabalhadores – 152 na Replan e 199 na RLAM. A maioria dos petroleiros demitidos na greve foi anistiada e reintegrada aos quadros da empresa, obtendo, através da Comissão de Anistia, a reparação pelos danos sofridos. Inexplicavelmente, porém, 41 desses demitidos, embora anistiados, permanecem na luta para que o direito à reparação que os demais obtiveram seja finalmente reconhecido

A histórica Lei 6.683 da Anistia Política, de 28 de agosto de 1979, será novamente lembrada, no próximo mês de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *