Avançar para o conteúdo

Abraspet

ABRASPET CELEBRA SEUS 19 ANOS DE LUTA COM FESTA

  • por
19 anos de Abraspet
Animação e disposição de luta marcaram festa de aniversário
Na comemoração dos 19 anos de lutas, a Abraspet mais uma vez inovou. Este ano, além dos relatos que relembraram a história e das e saudações à associação, a programação foi animada com muita música, completando a festa com chave de ouro.
Logo após a execução do Hino Nacional, o presidente da Abraspet, Raimundo Lopes, fez sua saudação aos presentes e destacou o histórico marco dos 19 anos de fundação, reafirmando os compromissos da entidade com o encaminhamento das lutas, principalmente em favor dos companheiros cuja reparação continua pendente.
Compondo a mesa da solenidade, a histórica militante do Grupo Tortura Nunca mais, Diva Santana, destacou o espírito de resistência de todos que compõem a Abraspet. “A resistência é o que nos mantém vivos e saudáveis. Olho para esta plenária e vejo homens e mulheres que conhecem bem o valor da democracia, porque lutaram por ela”, disse Diva, relembrando a participação fundamental dos petroleiros no Comitê pela Anistia.
A dirigente aproveitou a oportunidade para fazer um chamamento de apoio ao Grupo Tortura Nunca Mais, que está promovendo um jantar de adesão, no dia 22 de outubro, no restaurante Salvador Dali, para levantar fundos de custeio para a entidade.
Remanescentes de 83
Ana Guedes, da Comissão Nacional da Anistia, do Ministério da Justiça, fez seu pronunciamento dirigido àqueles que ainda não foram anistiados, ressaltando que estará empenhada especialmente em buscar uma solução para o pessoal da greve de 83, que permanece pendente.
O coordenador da Comissão Estadual da Verdade, Joviniano Neto, também dedicou atenção aos remanescentes de 83, informando que faz questão de incluir no relatório da Comissão a histórica greve de 83. Por outro lado, Joviniano, que também é presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, fez questão de registrar sua alegria pela parceria histórica com a Abraspet, lembrando que o Grupo está completando 20 anos de lutas.
Encerrando os pronunciamentos dos componentes da mesa, o presidente de honra da Abraspet, Reynaldo Costa (Mangabeira), relembrou os embates no nascedouro da Associação, quando a luta era contra as perdas dos adicionas das aposentadorias. Mangabeira falou ainda sobre as mobilizações nacionais da época e finalizou declarando: “me sinto realizado em estar aqui, hoje, com todos vocês”.
Descontração
Após os integrantes da mesa concluírem suas saudações, a palavra foi franqueada e alguns associados também se manifestaram parabenizando o aniversário e chamando a atenção para os desafios da atual conjuntura, especialmente sobre a importância de assumir a defesa total da Petrobras, que sofre um dos maiores e mais duros ataques de sua história.
Durante toda a solenidade inicial, o clima foi de muita animação, tanto nos resgates históricos, como nas análises dos desafios que se apresentam. Em seguida, desfeita a mesa solene, a descontração tomou conta do auditório, com muita música e até uma pista de dança improvisada, que deu espaço para casais e sambistas mostrarem seus passos.
texto do Jornalista
Ney Sá.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *