Avançar para o conteúdo

Abraspet

Marca dos 26 anos escolhida de forma inédita e participativa

  • por

O selo comemorativo dos 26 anos de fundação da Abraspet foi definido de maneira inédita, desta vez. Nos anos anteriores, a marca era produzida por profissionais de design, sob encomenda, sendo as propostas apresentadas submetida ao coletivo dos associados e no âmbito da diretoria da entidade, para escolha.
Este ano, por iniciativa do departamento de eventos, pela primeira vez, foi realizado um concurso entre associados, associadas, dependentes, colaboradores e colaboradoras, para produzirem sugestões de marcas.
Foi estabelecido um prazo para inscrições das artes e, na sequência, os trabalhos foram submetidos a votação entre os associados e amigos da Abraspet, sem que os nomes de seus autores fossem revelados.
No dia 26 de janeiro, após a votação coletiva que selecionou quatro artes, a diretoria tomou a decisão final de escolha da marca. Foi então revelado o nome da autoria da arte escolhida, cuja identidade havia sido mantida em sigilo durante todo o concurso. A vencedora foi Leia Argolo, colaboradora da entidade.
Espírito participativo
Um total de 13 artes foram inscritas no concurso interno, produzidas por sete companheiros e companheiras que deram asas à criatividade. Foi uma experiência que gerou grande satisfação, propiciando ainda mais a interação do grupo com a entidade.
Além do estímulo à interatividade, num momento em que a maioria das pessoas ainda mantém certo isolamento, em função da pandemia, a iniciativa também resultou numa redução de custos para a entidade, visto que a marca vencedora receberá como premiação um jantar.
Trajetória das marcas
A adoção de um selo comemorativo a cada novo aniversário de fundação teve início em 2012, quando o então administrador do site da entidade, Arnaldo Maciel, criou um logotipo em referência aos16 anos, que foi colocado na pagina da Internet e passou a integrar as edições do jornal impresso da entidade, o Abraspet Notícias.
Desde então, no inicio de cada ano, o assessor de comunicação, Ney Sá e o diretor de eventos, Edvaldo Bomfim, participavam de um processo criativo com o designer Antônio Eustáquio, produzindo várias artes, que eram submetidas ao coletivo dos associados e associadas, para escolha daquela que seria usada ao longo do ano.
O processo de definição da marca mudou em 2021, quando o site da entidade passou por uma atualização e o novo administrador da página eletrônica, Ophir Ribeiro Jr. Teve a iniciativa de criar a marca dos 25 anos.
Este ano, a Abraspet inova mais uma vez, estimulando a criatividade de associados, parceiros, amigos e colaboradores. Parabéns a todos que participaram dessa salutar e democrática iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *