Share

EXCURSÃO AO VALE DO SÃO FRANCISCO

Abra esta pagina e viaje no tempo com o relato do companheiro
Verissimo. Neste que foi o melhor passeio da Abraspet.

Grupo ABRASPET navega o São Francisco

IMG_20141122_094601

Entre os dias 20 e 24 de novembro, um grupo de 46 pessoas, entre associados e familiares, participou de mais um passeio organizado pela Abraspet. Dessa vez o destino foram as cidades de Juazeiro e Petrolina, na divisa da Bahia com Pernambuco, demarcada pelo Rio São Franciso.

Com a logística da empresa de turismo Shalom, exatamente às 6h50 da manhã do dia 20, o ônibus partiu de Salvador. Após viajar quase 10 horas, às 16h55 o grupo chegou a Petrolina, onde se hospedou no JB Hotel.

Na mesma noite, o grupo foi conhecer o “Bodódromo”, principal concentração de bares e restaurantes da cidade, que tem este nome numa referência à carne de bode, que é tradição naquela região. Além da culinária típica, o grupo desfrutou de música ao vivo e outras atrações

Vale ressaltar que, Juazeiro pertence ao Estado da Bahia, enquanto Petrolina pertence ao Estado de Pernambuco, sendo que as duas cidades possuem um elo de ligação entre si que consiste na ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, com 801 (oitocentos e um) metros de comprimento.

No dia 21, antes de seguir para o Vapor do Vinho, o grupo passou pela Vinícola Ouro Verde, no município de Casa Nova (BA), onde conheceu o processo de produção e degustou vinhos de vários tipos. Às 12h30, o grupo foi para a Fazenda Fortaleza (Gran Valle), onde é intenso o plantio de mangas e uvas, além da criação de caprinos.

Às 13h30 o grupo rumou ao Porto Chico Periquito, onde embarcou no Vapor do Vinho, transporte que navega no Lago de Sobradinho, o segundo maior lago artificial do mundo em espelho d’água, valendo esclarecer que, em consequência de sua formação, foram inundadas para sempre as cidades de Casa Nova, Remanso, Sento Sé e Pilão Arcado.

Na embarcação, almoço com música ao vivo, até a Barragem do Sobradinho. A embarcação utilizou a ECLUSA (espécie de elevador das águas), descendo verticalmente cerca de 30 metros, até atingir o nível do velho Chico. A noite foi livre, sem programação coletiva.

No dia 22, o terceiro da excursão, chegou a hora de circular por Juazeiro e Petrolina, visitando as principais atrações turísticas, como a Catedral Diocesana de Nossa Senhora das Grotas; Catedral Sagrado Coração de Jesus; Monumento de Padre Cícero e D. Malan; Lagoa de Dona Calu. Destaques especiais para a Estátua do Nego D’Água, localizada dentro do Rio São Francisco, na margem Juazeirense, que é uma homenagem às lendas e folclore do rio; a Casa do Artesão e a Orla fluvial.

À tarde o passeio foi no Catamarã “VALE TURISMO” pelo Rio São Francisco, às margens de Juazeiro e Petrolina, com direito a som ao vivo, até a Ilha do Maroto, onde muitos tomaram banho. Ainda no Catamarã, a programação do dia foi encerra dom um belíssimo por do sol.

No quarto dia, o grupo foi conhecer a Vinícola Vinni Brasil, onde foram filmadas cenas da minissérie Amores Roubados, da Rede Globo, na Fazenda Santa Maria, em Pernambuco (a 70 km de Petrolina). Lá foi servido o almoço, regado pelos vinhos Rio Sol, Adega do Vale, Rendeira, todos de fabricação própria. A programação da noite foi livre.

O grupo retornou no dia 24. A saída do Hotel ocorreu por volta das 10h30, chegando a Salvador por volta das 21h. O passeio possibilitou ao grupo conhecer novas regiões, novas pessoas, o processo de irrigação, da cultura da uva e sua industrialização. O clima de integração, interação e amabilidade reinou todo o tempo.

 

————————————–

Com base no texto original do associado

Veríssimo Avelino Ribeiro

veavelino@hotmail.com